EDP apoia a reintrodução da águia-pesqueira em Portugal

A EDP, em parceria com o CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), iniciou o projeto de reintrodução da águia-pesqueira em Portugal.
Esta espécie, que deixou de nidificar em Portugal no início do século XXI, irá ser trazida para o nosso país em várias fases. Anualmente virão 10 aves, durante um período de 5 anos, permitindo a recuperação da população reprodutora da espécie, num claro esforço de apoio à conservação de habitats e espécies.

As primeiras 10 águias (5 da Suécia e 5 da Finlândia) chegaram a Portugal em Julho de 2011 e encontram-se num espaço natural, perto de Alqueva, onde se desenvolverá o seu processo de habituação.

Portugal mantém condições de habitat muito favoráveis para a espécie, incluindo não só a costa rochosa, que constituiu o seu último reduto, como também algumas zonas húmidas estuarinas e albufeiras de barragens. A recuperação da águia-pesqueira nestas áreas é possível, mas tem que passar pela recolha de aves em populações dadoras, onde a espécie não corre risco de extinção, e pela sua posterior transferência e libertação para locais favoráveis. Com isto, é possível assegurar a criação de um núcleo reprodutor inicial, a partir do qual se pode promover a recolonização progressiva das áreas históricas de ocorrência da espécie. O processo implica a transferência de juvenis, e não de aves adultas, de forma a ser possível habituarem-se mais facilmente ao local de libertação.

O trabalho está a ser desenvolvido, também, em parceria com a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A.), a Herdade do Roncão, a TAP e o ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e em estreita colaboração com parceiros espanhóis, onde um projeto similar tem vindo a ser desenvolvido com elevado sucesso desde 2003.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s